
Autor: Rúben Quadros Ramos
O tema das Sanjoaninas de 2025 — Ilha dos Amores — presta homenagem a Luís de Camões, no âmbito das comemorações nacionais dos 500 anos do seu nascimento. Figura incontornável da literatura e cultura portuguesas, Camões imortalizou os feitos de Portugal n’Os Lusíadas, uma obra-prima da poesia épica que enaltece os navegadores lusitanos e as paisagens que desbravaram. Angra do Heroísmo, pela sua história ligada às Grandes Navegações, não poderia deixar de se associar a estas comemorações.
Entre os episódios mais emblemáticos d’Os Lusíadas encontra-se o da Ilha dos Amores. Nesta passagem, Camões narra a chegada dos navegadores portugueses a uma ilha mítica, onde são recebidos por ninfas que celebram os seus feitos e os recompensam com amor e descanso. Esta ilha bela e encantada, simboliza um lugar fantasioso, de recompensa e de triunfo.
No cartaz das Sanjoaninas deste ano, Angra apresenta-se como a Ilha dos Amores. A sua arquitetura, o mar que a rodeia e a atmosfera vibrante das festas, criam um retrato desse lugar imaginado, onde o heroísmo e o amor dão lugar à celebração. Os tons suaves e os elementos ilustrados reforçam esse espírito de serenidade, beleza e alegria, que fazem das Sanjoaninas um evento único.
Este cartaz representa o caráter profundamente humano destas festas. As Sanjoaninas são mais do que um evento cultural: são um lugar de encontros e reencontros, onde famílias e amigos celebram a vida, a tradição e os sentimentos que nos ligam uns aos outros… e talvez, nesta perspetiva, as Sanjoaninas sejam a verdadeira Ilha dos Amores.